Leon battista alberti
Leon Battista Alberti nasceu em Gênova, em 1404, no período em que sua família encontrava-se exilada de Florença. Estudou em Pádua, na escola de Gasparino Barzizza, uma das mais brilhantes instituições de ensino do norte da Itália. Formou-se em Direito Canônico, em Bolonha, em 1428. Ainda nesse ano, visitou, pela primeira vez, a cidade natal de sua família, por estarem os Alberti já reintegrados aos direitos civis florentinos. Não se sabe ao certo os acontecimentos entre 1428 e 1432. Paolo Portoghesi e Joseph Rykwert apontam para a dificuldade encontrada pelos biógrafos em relação a esse período e anotam que, alguns deles, acreditam que Alberti acompanhou o cardeal Albergati pelo norte da Europa.
Em 1432, Alberti morou em Roma, onde foi secretário do patriarca de Grado, Biagio Mulin e, por intermédio deste senhor, trabalhou como abreviador apostólico. Tornou-se, ainda, padre de San Martino, em Gangalandi, nos arredores de Florença. Nesse período, iniciou um estudo analítico dos monumentos arquitetônicos romanos tendo-se como primeiro resultado deste estudo a obra Descriptio urbis Romae, que apresenta um método de levantamento científico da planta da cidade. Ainda em Roma, escreveu Della famiglia, entre 1433 e 1434, a mais conhecida de suas obras vulgares, retornando, logo depois, à Florença.
Ali, entrou para o círculo de Brunelleschi e aproximando-se, ainda, de grandes Humanistas. Um direto resultado do contato com a arte florentina são os escritos sobre as artes figurativas: De pictura (1435), depois traduzido, de próprio punho, para o italiano, assim como Elementi di pittura e De statua. É, provavelmente, também dessa época I cinque ordini architettonici.
Depois de passar por Bolonha e Ferrara, respectivamente, em 1436 e 1438, Alberti retornou, em 1439, à Florença, onde escreveu Villa, cuja autoria lhe foi atribuída, recentemente, por Grayson. Em 1441, em Florença, organizou com Piero de Medici a competição Certame Coronario com o