Leon Battista Alberti
Diogo Fernando Lenzi
Eduardo Paulo
Johny Vansuita
Jonas Jean Germano
Prof. Evandro André de Souza
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Arquitetura e Urbanismo (ARQ 13) – História da Arte, Arquitetura e Urbanismo II
27/03/2013
RESUMO
Ao chegar no inicio da idade moderna e renascimento percebemos a mudança na forma de pensar, onde o homem tinha se libertado do teocentrismo, e assim avançado na ciência possibilitando novas ideias, Leon Battista Alberti mostra a importância que os aspectos artísticos desempenham na forma de apreciar e construir a arquitetura, visto que se observa a quanto tempo tenta-se objetivar a disciplina, tempo em que se estabelece e se consolida a crítica arquitetônica. As obras de Alberti contribuíram para as transformações estéticas de seu tempo. Alberti criou regras, teorias e práticas, foi um homem multidisciplinar, uma figura emblemática do seu tempo.
Palavras-chave: Trajetória de vida. Principais obras. Arquitetura renascentista.
1 INTRODUÇÃO
A construção nasceu fruto da necessidade do ser humano de se abrigar, o homem teve que aprender com as circusntâncias que desafiaram sua criatividade, de corrigir uma natureza imperfeita, como dizia Vitrúvio, a capacidade humana de invenção. A capacidade de inventar não somente para resolver problemas reais, mas pela necessidade de embelezamento. Essa experiência estética, fez com que a arquitetura fosse qualificada como Arte, mesmo que com os avanços científicos, muitos conceitos eram fundamentais para sua doutrina.
Sentimento e razão, é oque leva a arquitetura ao longo da história como uma busca harmônica.
Estudar a vida de Leon Battista Alberti, além de mostrar a trajetoria de um homem multidisciplinar, inovador, mas ao mesmo tempo preocupado com o “histórico”, é também uma maneira de conhecer o pensamento do arquiteto renascentista, a maneira como Alberti controlava o antigo e o moderno, mostrando a importância do