Leituras e os sentidos do texto
POLO CORUMBÁ – MS
CURSO: PEDAGOGIA – 1º SEMETRE
TURMA: N10
DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
ACADÊMICAS: ANALIA AGUIAR DOS SANTOS – RA 365371 EDIRLEY MARIA DE ANDRADE – RA 350131 ROSÂNGELA ROSA BRITO – RA 355961 SANDRA MARA DA COSTA – RA 360830 SUZANA DA SILVA MEIRA – RA 349946
LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO
Trabalho a ser apresentado na disciplina de Leitura e Produção de Textos – Ministrada pelo Professor Dr. Luiz Roberto Wagner.
CORUMBÁ – MS
JUNHO/2012
INTRODUÇÃO
O cotidiano nos revela variados tipos de linguagens, variados tipos de textos, mas quase não paramos para analisar a estrutura em que ele está inserido.
Neste sentido, é imprescindível conhecer o que se produz e o que se lê, e entra o estudo por etapas da construção dos textos e suas características, o conceito da leitura e algumas artimanhas para torná-la mais atrativa, gêneros textuais, sua estrutura e exemplos reais, a coesão para indicar qual vai ser o caminho da confecção do texto ou sua leitura, como a narrativa ou descrição e por último, a inclusão gradativa da nova reforma ortográfica nos textos, tornando assim o texto a ser confeccionado ou lido o mais claro possível.
LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO
A língua representa uma idéia, caracterizando a leitura com atividades de captação das idéias do autor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor. Como estrutura ou como código, o texto é visto como simples produto de codificação e decodificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte, bastando a este, para tanto, o conhecimento do código utilizado.
A leitura pode ser entendida como uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor, levando o leitor a criar estratégias de leitura, as quais dizem respeito às formas utilizadas pelo por ele mesmo visando