leitura
Leia o texto acima e assinale apenas uma alternativa das questões abaixo: 1. (Concurso Secretaria da Educação do Ceará) A preocupação de Tales de Mileto foi demonstrar que a substância que dera origem ao mundo natural é o(a): d) água 2. (Concurso Secretaria da Educação do Ceará) São considerados falsos sábios e vendedores ambulantes de um falso saber os:
c) sofistas
3. (Faetec-RJ) A via da razão de Parmênides, enunciada na sentença "o ser é, o não ser não é", expressa:
a) o arcabouço lógico da harmonia oculta que se manifesta na tensão dos opostos. 4. As vias para a compreensão da realidade, segundo Parmênides, são:
a) via da essência e da aparência enganosa.
.
5. (UFU-MG) Abaixo, temos um fragmento do poema de Parmênides e uma breve análise de sua obra por Gerd Bornheim. E agora vou falar; e tu, escuta as minhas palavras e guarda-as bem, pois vou dizer-te dos únicos caminhos de investigação concebíveis. O primeiro (diz) que (o ser) é e que o não ser não é; este é o caminho da convicção, pois conduz à verdade. O segundo, que não é, é, e que o não ser é necessário; esta via, digo-te, é imperscrutável; pois não podes conhecer aquilo que não é — isto é impossível — nem expressá-lo em palavra. Fragmento do poema de Parmênides. Em: Gerd Bornheim.
Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Cultrix, 1989. O poema de Parmênides nos oferece — ao lado dos fragmentos de Heráclito — a doutrina mais profunda de todo pensamento pré-socrático. Mas é também a de mais difícil interpretação. O poema se divide em três partes: o prólogo, o caminho da verdade e o caminho da opinião. [...] No fim do prólogo, o poema distingue "o coração inabalável da verdade bem redonda", das "opiniões dos mortais". Gerd Bornheim. Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Cultrix, 1989 De acordo com o pensamento de Parmênides, assinale a alternativa correta.
.
c) Há dois caminhos, o primeiro conduz à verdade,