bioquimica
Procedimento 1: Reação Ninhidrina
Utilizamos 7 tubos de ensaio, no primeiro tubo acrescentamos 1ml de água e, no segundo 1ml de Glicina, no terceiro 1ml de Prolina, no quarto 1 ml de Leucina, no quinto 1ml de Aspartame, no sexto 1ml de Lisina e no sétimo 1ml de Clara de ovo, em seguida acrescentamos 5 gotas de Ninhidrina em cada tubo de ensaio. Após a adição da Ninhidrina aquecemos em banho-maria a 100ºC por 3min. Essa experiência é para a identificação de aminoácidos de cadeia livre. A coloração deve ser de lilá à violeta. Sabendo disso obtivemos os seguintes resultados.
1- Água - negativa (transparente)
2- Glicina – positiva (violeta)
3- Prolina – negativo (amarelo ouro)
4- Leucina – positiva (violeta)
5- Aspartame – positivo (transparente)
6- Lisina – positiva (violeta)
7- Clara de ovo – positivo (lilás)
Procedimento 2: Reação de Sakaguchi
Utilizamos 5 tubos de ensaio, com o auxilio da pipeta transferimos no
04
Primeiro 1ml de água, no segundo 1ml de Arginina, no terceiro 1ml de glicina, no quarto 1ml de Triptofano e no quinto 1ml de Clara de ovo, em seguida acrescentamos em cada tubo de ensaio 3 gotas de NaOH, 3 gotas de Naftol e 10 gotas de NaCLO. Essa experiência tem como objetivo a identifica aminoácido o Sakaguchi de cadeia lateral do grupo guanidina. A coloração deve ser vermelho cobre. Sabendo disso obtivemos os seguintes resultados.
1- Água - Não Reagente
2- Arginina - Reagente
3- Glicina - Não reagente
4- Triptofano - Não Reagente
5- Clara de ovo - Reagente
Procedimento 3: Reação xantoproteica
Utilizamos 5 tubos de ensaio, no primeiro acrescentamos com o auxilio da pipeta 2ml de água, no segundo 2 ml de Glicina, no terceiro 2 ml de triptofano, no quarto 2 ml de Tirosina e no quinto 2 ml de clara de ovo, em seguida acrescentamos 1 ml de HNO³ com o auxilio de um conta gota. Essa experiência tem como objetivo a identificação de aminoácidos de cadeia lateral aromática. A coloração deve ser amarelo ouro. Sabendo