Leitura
Adriana Damasio Da Silva
Eli terezinha Da Sila De Souza
Prof. Orientador: Cleonice Soares de Sales
Faculdade Educacional da Lapa – FAEL
Curso de Licenciatura em Pedadogia
RESUMO
Reconhecer a importância da leitura e incentivar a formação do hábito de ler na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é o que este artigo vem propor. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. O presente estudo inicia com um breve histórico da literatura infantil, apresenta conceitos de linguagem e leitura, enfoca a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro e finalmente esboça algumas estratégias para desenvolver o hábito de ler.
Palavras-Chave: Leitura, Imaginação, Linguagem.
INTRODUÇÃO
Motivar os alunos para leitura é uma necessidade cada vez mais eminente no contexto escolar. Quando o professor consegue despertar o interesse das crianças para realização continua da leitura, ele esta contribuindo decisivamente para a melhoria do desempenho dessas crianças no processo de ensino aprendizagem.
O auxilio do professor é indispensável para que o aluno reconheça na leitura uma fonte de prazer, emoção e informação. A descoberta do texto pode ter ainda outros mediadores como alguém da família. Ainda assim, o papel do professor continua sendo fundamental, uma vez que a criança passa grande parte do seu tempo na escola, ela tem no professor uma de suas maiores referencias.
O caminho para a formação de leitores é construído continuamente, num processo que a motivação tem um papel essencial.
Segundo Hunter(1985,p.10)” motivação é um estado de necessidade ou desejo que leva a pessoa a fazer algo que satisfaça esse desejo ou necessidade.”
Por isso o aluno deve ser incentivado a sentir necessidade de ler.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 O SIGNIFICADO