Tácnicas da pnl paratrabalhar o dda

2724 palavras 11 páginas
Técnicas da PNL para trabalhar o DDA
Em dezembro de 1994, Anchor Point publicou meu artigo intitulado “Distúrbio do Déficit de Atenção – Sob a perspectiva da PNL“. Neste artigo, eu mostrei os resultados da modelagem da PNL que eu consegui com estudantes com DDA.
A primeira fase do esforço de modelagem tem a ver com a descoberta da experiência subjetiva do DDA. Era pressuposto que a experiência subjetiva conduzia aos sintomas de comportamento da DDA.
A segunda pressuposição era que os processos de mudança da PNL poderiam alterar a experiência subjetiva do DDA de modo a afetar os sintomas de comportamento. Esperava-se que o estudante com DDA poderia ficar mais funcional na escola e dentro da sua família se ele não se comportasse mais de modo impróprio.
Esse artigo, que é um relatório sobre a segunda pressuposição, esboça algumas técnicas e processos da PNL que eu descobri que obtém sucesso com os estudantes com DDA. De fato, essas intervenções tem tido sucesso ao ponto de que muitos deles foram capazes de reduzir ou eliminar o uso de remédios para controlar o seu comportamento.
Os Sintomas do DDA
A maneira mais comum de diagnosticar a DDA é através da observação dos sintomas de comportamento que ocorrem no passar do tempo. Os maiores sintomas de comportamento incluem um ou mais dos seguintes:
Hiperatividade – Eles não conseguem ficar parados. Eles estão constantemente se mexendo e irrequietos. Eles estão embaixo das cadeiras, das mesas ou subindo nos móveis.
Impulsividade - Eles se movem ou mudam de direção rápido demais. Eles estão fazendo uma coisa e então, de repente, começam a fazer outra coisa. Eles “agem antes de pensar!”
Distração - Eles não conseguem ficar focados em um pensamento ou tarefa. Eles estão executando uma tarefa e o menor ruído os interrompe.
Falta de organização - Eles não conseguem executar tarefas mais complexas, que exigem que eles organizem a tarefa maior numa série de passos. Alguém tem que dizer ou mostrar como fazer cada etapa.

Relacionados