Leitura
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
CURSO: PEDAGOGIA – MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: Leitura e Escrita
Aluna: Greisieli Apª Bernardo Antunês
Atividades da disciplina Leitura e Escrita
Atividade 1 do capítulo 01 página 40
Realizar o levantamento das características de cada conceito de leitura apresentado no capítulo, caracterizando como o leitor é em cada um deles.
Referente ao conceito sobre a perspectiva do texto é viável informar que se baseiam ao sistema lingüístico as quais correspondem as teorias de decodificação com bases estruturalista o qual tem por base o estudo da língua a partir da sua estruturação ,porem sobre o olhar do ponto de vista imanentista da língua, a qual tem uma finalidade de estudo específico diminui o estudo da língua e foca em um único fim o qual concebe que a ação de ler é tida como um processo de decodificação de letras e sons e a relação destes significados.
Segundo Gough,o leitor não é visto como um adivinhador porque é ele que percorre pela sentença,letras e palavras.Esse conceito crê que o leitor parte dos níveis mais inferiores do texto para em seguida poder compor as variadas unidades lingüísticas situação em que as letras formam palavras e as palavras formam frases e as mesmas frases formam parágrafos até chegar aos níveis superiores do texto. Sendo assim nesse processo o leitor decodifica os chamados signos e os oraliza. Leffa (1996) apresenta uma visão fundamental a respeito desse conceito de leitura onde segundo autor o leitor recebe o significado através dos olhos e seu raciocínio é conduzido pelas informações que entram por seus olhos.
Em suma essa perspectiva do texto é dada pela lingüística sendo que a informação vai do texto ao leitor. Ele adquire aprendizado pelos códigos, junção de letras, para formação de textos. A mensagem é captada pelos olhos que faz com que o sujeito