leitura
Grupo: Deybson, Paulo, Pedro, Welliton.
Profº: Gilberto
Série: 3º “A”
Disciplina: Física
Gravitação newton
Newton tentava entender o motivo das coisas cairem na Terra, mas não entendia por que a Lua não caía também. A Lua também cai na Terra. Só que ela tem uma velocidade que a mantém na órbita. Isto é, ficar em órbita é ficar caindo eternamente. Newton concluiu que todas as coisas do universo se atraem mutuamente.
Marés
As marés correspondem as elevações e rebaixamentos do nível dos mares devido a atração gravitacional entre a Terra e a Lua, entre a Terra e o Sol e da contribuição do efeito centrífugo de translação da Terra. A influência da Lua é mais significativa para o efeito das marés.
Leis de Kepler
As Leis de Kepler são as leis que explicam as órbitas dos astros de movimentos períodicos (planetas, satélites, luas e cometas)
Leis de Órbitas Os planetas descrevem órbitas elípticas em torno do Sol que ocupa um dos focos da elipse.
Periélio é o ponto de proximidade do Sol [Peri + Helio = posição em torno + Sol]
Afélio é o ponto mais afastado do Sol [Apo + Helio = aphelium - afastado + Sol]
Leis das Áreas
O raio médio vetor que liga o Sol ao planeta varre áreas iguais em iguais intervalos de tempo (raio médio vetor é o vetor que liga o Sol ao planeta).
Lei dos Períodos
O quadrado do período (T) de revolução de um planeta em torno do Sol é diretamente proporcional ao cubo do raio médio (R) da órbita.
Personagens da teoria da gravitação Cláudio Ptolomeu:Para ele, a Terra estava no centro do Universo, pois sem isso todas as coisas iriam cair no Espaço. Os planetas e o Sol giravam em órbitas circulares com a Terra no centro (Geocentrismo).
Nicolau Copérnico:É o primeiro a escrever que a Terra gira em torno do Sol. Produz um modelo em que o Sol está no centro do sistema solar (Heliocentrismo) e que os planetas giram em torno do Sol.
Galileu Galilei:Com o uso de um telescópio Galileu estudou a