Leitura
1) Concepção de Leitura
Concepção de Língua como representação do pensamento "[...] a concepção de Língua como representação do pensamento corresponde à de sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e de suas ações". (KOCH, ELIAS, 2010, p. 9)
O autor deseja que o leitor absorva suas ideias.
Cabe ao leitor maior aprofundamento no sentido das palavras.
A leitura é construída com base na interação total do leitor com a estrutura de linguagem e com o evento como um todo.
"leitura é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor".(KOCH, ELIAS, 2010, p. 11) "a leitura de um texto exige do leitor em mais conhecimento do código linguístico, uma vez que o texto não é simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado por um receptor passivo". (KOCH, ELIAS, 2010, p. 11)
O autor deseja que o leitor busque respostas a partir de sua construção textual.
O leitor deve buscar sentido a partir do que lê construindo uma opinião pessoal. Podemos identificar pelo menos três formas de concepção de leitura:
1- Foco no autor: está ligada a visão do autor. Importa o que ele quis expressar. Os sentidos que desejou construir a partir do texto, excluem-se dessa concepção a experiência do leitor e também não há a interação autor-texto-leitor.
2- Foco no texto: está ligada a visão estruturalista, define leitura como processo de docodificação das unidades linguistícas, ou seja, o texto é o espaço exclusivo da produção de sentidos. Novamente o leitor é desconsiderado.
3- Foco na interação autor-texto-leitor: aqui os três se interagem. Prêve a estrutura linguística, isto é, a forma como é concebido o gênero textual.
2) Estrátegias de Leitura Para uma boa