Leitura
A leitura é um hábito que devemos colocar em prática desde pequenos, pois ela é fundamental para os que quiserem ampliar e desenvolver as orientações e aberturas das aulas. Uma boa leitura tem vantagens e inconvenientes cuja análise ultrapassaria os limites que este compêndio impõe. Um bom livro facilita a elaboração de aulas,só que nós alunos não podemos ater-se exclusivamente a ele.
A leitura amplia e integra os conhecimentos, desonerando a memória, abrindo cada vez mais os horizontes do saber, enriquecendo o vocabulário e a facilidade de comunicação, disciplinando a mente e alargando a consciência pelo contato com formas e ângulos diferentes sob os quais o mesmo problema pode ser considerado. Quem lê constrói sua própria ciência ; quem não lê memoriza elementos de um todo que não se atingiu.
É preciso sentir atração pelo saber, e encontrar onde buscá-lo, É necessário iniciar este hábito de ler com determinação e perseverar nele.Também na leitura trabalhada devemos ser perseverantes; só esta perseverança garantirá aquela espécie de saltos de integração de dados, que se vão acumulando e associando como frutos de leitura continuada.É importante frisar as partes mais importantes quando for examinar sumariamente o livro cujo título interessa.
Todo estudante deveria interessar-se pela formação de uma pequena biblioteca de obras selecionadas; em seguida as obras mais amplas e mais especializadas dentro da área profissional ou do interesse particular de cada um. Alguém pode ler só para passar o tempo, para não manter conversação com o cidadão estranho que se sentou a seu lado no mesmo vagão, ou para dar ares de intelectual. A finalidade básica da leitura cultural é a procura, a captação, a crítica, a retenção e a integração de conhecimentos, e isto se faz, em primeiro lugar pela procura das idéias mestres, das idéias principais , também chamadas de idéias diretrizes.
Em cada parágrafo, pois, o leitor deve captar a idéia