leitura é a solução
“Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar.”
Monteiro Lobato
Resumo
Por meio da leitura a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquiri cultura, reconhecer a importância da literatura e incentivar a formação do hábito de ler, na idade onde todos os hábitos se formam, isto é na infância, é o que pretendo propor neste artigo. O presente estudo inicia com um breve histórico da literatura infantil, apresenta conceitos de linguagem e leitura, enfoca a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro e finalmente esboça algumas estratégias para desenvolver o hábito de ler.
Palavras-chave: Educação, Literatura Infantil, Leitura, Desenvolvimento da criança.
Introdução
O estudo realizado tem por objetivo, verificar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita, que por sua vez facilita a alfabetização. Ao longo dos anos, a educação preocupa-se em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, formando uma sociedade consciente de seus direitos e de seus deveres, Vivemos em uma sociedade onde as trocas sociais acontecem rapidamente, seja através da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual.
Diante disso, a escola busca conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita e como a literatura infantil pode influenciar de maneira positiva neste processo? Rufino e Gomes (1.999) expressa que a literatura infantil tem um grande significado no desenvolvimento de crianças de diversas idades, onde se refletem situações emocionais, fantasias, curiosidades e enriquecimento do desenvolvimento perceptivo.
Esta pesquisa visa a enfocar toda a importância que a literatura infantil possui, ou seja, que ela é fundamental para a aquisição de conhecimentos, recreação, informação e interação necessários ao ato de ler. De acordo com as ideias acima,