Colorimetria/Espectrofotometria com reagente Cromogênico: Determinação de Ferro em amostras de medicamentos
Determinação de Ferro em amostras de medicamentos
1.
Procedimento
Reagentes e soluções
-Solução estoque 100 mg L-1 Fe2+ (Fe(NH4)2(SO4)2.6H2O) contendo ácido sulfúrico 0,1 molL-1.
-R1 - ácido ascórbico 1% (m/v - preparado no momento da determinação).
Preparar 100 mL.
-R2 - tampão ácido acético/acetato de amônio 2,0 mol L -1. Preparar 100 mL de tampão sabendo que para preparar 1L de tampão devem ser misturados 100 mL de acetato de amônio 2,0 M com 900 mL de ácido acético 2,0 M.
-R3 - 1,10 fenantrolina 0,25% (m/v). Solução alcoólica.
Preparo dos padrões
Preparar os padrões (mínimo de cinco) para a curva analítica de modo a manter os padrões na faixa de concentração que vai de 1 a 5 mg L -1. Adicione três mL de cada reagente na ordem R1, R2 e R3 e complete o volume para 50 mL. Esperar aproximadamente 10 minutos antes de efetuar as leituras.
OBS 1: A ordem dos reagentes é extremamente importante para que a reação ocorra de modo eficiente.
OBS 2: Os padrões podem ser preparados em balões volumétricos de outra capacidade, desde que se mantenha a mesma proporção entre os volumes de reagentes utilizados.
Preparo do branco - Preparar o branco como descrito no preparo dos padrões. No entanto, sem a adição da solução estoque, ou seja, sem o analito.
Determinação de Fe (II) em medicamento (Xarope) - Medicamentos para controle de anemia normalmente empregam como princípio ativo o Fe (II), sendo mais comum o uso de sulfato ferroso. Assim como para qualquer outro tipo de medicamento o controle da quantidade de princípio ativo é extremamente importante, pois a dosagem sub-terapêutica ou excesso pode agravar o estado de saúde do paciente ou mesmo levá-lo ao óbito. As amostras devem ser preparadas de tal forma que a concentração de Fe (II)
esteja dentro do intervalo da faixa linear (de preferência no meio da faixa linear). Fazer as devidas diluições e acrescentar os reagentes R1, R2 e