Resenha sobre o filme Como Estrela na Terra
Professora – Débora Fontes Palmeira
Aluna – Dejanira da Silva Souza
Resenha do filme: Como estrela na Terra-Toda criança é especial
"O professor autoritário, o professor licencioso, o professor competente, sério, o professor incompetente, irresponsável, o professor amoroso da vida e das gentes, o professor mal-amado, sempre com raiva do mundo e das pessoas, frio, burocrático, racionalista, nenhum deles passa pelos alunos sem deixar sua marca." (FREIRE, 1996, p.73)
Filme Como Estrelas na Terra – Toda criança é especial tem com ideia central contar a historia de um menino que tem dislexia e o despreparo das escolas tendo como pano de fundo a história de Ishaan Awasthi de nove anos de idade que já havia repetido a mesma série por dois anos e estava prestes a repetir novamente.
Ishaan tem muitas dificuldades na escola, pois não consegue acompanhar seus colegas de classe nos estudos sendo assim estigmatizado por toda a escola como burro, preguiçoso, indisciplinado dentre outros adjetivos negativos. Em sua casa não é muito diferente, seus pais vivem comparando-o ao seu irmão que é sempre o primeiro da turma em todas as matérias.
Para o menino levantar todas as manhãs para ir à escola era sempre um momento triste e ele fazia de tudo para que não desse tempo para ir até lá, pois sabia o que o esperava.”A Escola que é para ser um lugar para aprender e sonhar” para o menino Ishaan era um lugar de pesadelos. Eis a primeira falha da escola. Sabe-se que para tornar este sonho factível, um dos pontos fundamentais é desencadear ou estimular o interesse em realizá-lo – o que não acontecia na escola. Isso ficou bem claro no dia em que os pais de Ishaan foi convocado à ir à escola por conta do atestado que ele havia forjado junto com o irmão e lá ouviram as piores queixas