Sistemas de Informação
CAMPUS DE PINHALZINHO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
BRUNA REGINA DE CARLI
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
PINHALZINHO
2012
BRUNA REGINA DE CARLI
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis Área das Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC – Campus Aproximado de Pinhalzinho, como requisito parcial de avaliação na disciplina de Sistemas de Informações Contábeis.
Professora:
PINHALZINHO
2012
1 INTRODUÇÃO
Atualmente o ambiente organizacional tem se tornado algo extremamente competitivo, e com isso a contabilidade e a informação assumiram um papel fundamental e indispensável para as empresas.
Nesse contexto, além da contabilidade controlar e apurar o patrimônio das entidades, ela também passou a ser uma grande geradora de informações, tanto de cunho contábil, gerencial, como operacional. Essas informações geradas pela contabilidade auxiliam os gestores na tomada de decisão, proporcionando uma análise geral da situação da organização, e assim evitando futuros prejuízos.
Este trabalho justifica-se através de uma pesquisa sobre a importância da contabilidade como fonte geradora de informações, e sobre o uso de sistemas de informação e controles internos dentro da organização pesquisada. A parte inicial é formada por uma revisão literária sobre o tema, seguida da apresentação dos resultados obtidos através do questionário aplicado pelo grupo.
1.1 OBJETIVO GERAL
Analisar há existência de Sistemas e Controles Operacionais e sua devida importância na empresa Comercial Zanella Ltda., situada na cidade de Águas Frias/SC.
1.2 Objetivos Específicos
a) Identificar a utilização de sistemas de informações e controles internos, e suas funcionalidades;
b) Examinar rotinas executadas na empresa;
c) Analisar