L3 kami 1
Fotometria de Chama
Professor Marcos Makoto Toyama
Turma 740
Henrique Guedes Kaminagakura – 11.208.089-0
Gabriel Martins Mezavila – 11.112.876-5
Realização: 22/08/2014
Entrega: 29/08/2014
São Bernardo do Campo
2014
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA
A espectroscopia atômica baseia-se em métodos de análise de elementos de uma amostra, geralmente líquida, que é introduzida em uma chama, na qual ocorrem fenômenos físicos e químicos, como evaporação, vaporização e atomização.
Utilizada largamente em análises clínicas e controle de qualidade de alimentos, para averiguar a quantidade de íons de metais alcalinos e alcalino-terrosos, a fotometria de chama é a mais simples das técnicas analíticas baseadas em espectroscopia atômica.
Neste caso, a amostra contendo cátions metálicos é inserida em uma chama, sendo analisada pela quantidade de radiação emitida pelas espécies atômicas ou iônicas excitadas. Essas espécies excitadas, ao retornarem para o estado fundamental, liberam parte da energia recebida pela chama na forma de radiação, em comprimentos de onda característicos para cada elemento químico.
É uma técnica simples, de baixo custo e de fácil operação.
2. OBJETIVO
Este experimento visa o manuseio de um fotômetro de chama para a observação da presença de cátions em três determinadas soluções em cinco diferentes concentrações.
Pretende-se, com os dados obtidos, traçar gráficos para melhor analisar o café e uma mistura desconhecida C.
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Primeiramente, foi necessário preparar as soluções para usá-las no aparelho.
3.1. Preparação das soluções aquosas padrão
Tendo soluções em estoque de , e de concentrações de 500 ppm, calculou-se o volume que teria que ser despejado nos quatro balões volumétricos de 100 mL para a formação de soluções com concentrações de 250 ppm, 100 ppm, 50 ppm e 10 ppm.
A partir da equação (1) abaixo, foi possível descobrir o volume, a quantidade da solução em