Determinação de íons sulfato
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE SISTEMAS, PROCESSOS E CONTROLES INDUSTRIAIS – DACI
COORDENAÇÃO ACADÊMICA DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA INDUSTRIAL - CACTQ
DISCIPLINA DE CONTROLE QUÍMICO DA QUALIDADE – PROF° EDSON GOMES
ADRIANE SEGUINS
ADRIAN SEGUINS
MARIANA COSTA
MARTINHA SANTOS
MILTON ALVES
DETERMINAÇÃO DE SULFATOS EM ÁGUA ATRAVÉS DO MÉTODO NEFELOMÉTRICO
28 DE SETEMBRO DE 201
OBJETIVO
Verificar a concentração de sulfatos em amostra de água afim de comprovar sua potabilidade conforme os parâmetros estabelecidos na Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde.
INTRODUÇÃO
O ânion sulfato é abundantemente encontrado na natureza, tendo como origem a lixiviação de rochas sedimentares tais como gipsita (CaSO4 . H2O) e anidrita (CaSO4), bem como a decomposição de matéria orgânica e de resíduos industriais, o que ocasiona a concentração desse íon nas águas naturais.
Elevadas concentrações de sulfato pode ocasionar formação de incrustações, mau cheiro das águas residuais e corrosão. Além disso, pode causar efeitos laxativos em humanos quando a concentração ultrapassa 250 mg [pic]/L, por isso a importância da determinação desse íon na água.
A determinação pode ser feita através de diversos métodos, tais como volumétrico, espectrofotométrico, gravimétrico e turbidimétrico. Este último foi o método utilizado, o qual se baseia na precipitação dos íons como sulfato de bário com cristais de cloreto de bário, após a adição de uma solução tampão para manter o precipitado em suspensão, possibilitando a leitura da turbidez a partir do nefelômetro.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
• Materiais Utilizados:
- Nefelômetro ( TECNOPON- TB1000)
- Bécquer 50 mL