Leitura: o desafio de ler com prazer
RESUMO
A leitura torna-se hoje um dos grandes objetivos das escolas, pois, é um requisito fundamental para relação do aluno com o mundo que o cerca. A leitura tem vários objetivos, como forma de acesso as informações, para o desenvolvimento e ampliação do vocabulário. Ler pra se informar, para se divertir, para adquirir conhecimentos e ler por prazer. No desenvolvimento deste estudo, o ponto de vista apresentado é que a escola enfrenta um grande desafio que é de fazer com que os alunos leiam por prazer. Os autores que fundamentam este estudo abordam a importância formação de leitores competentes e ressaltam que o prazer pode ser um dos objetivos das práticas de leitura. Com o artigo buscou-se relacionar a opinião de autores, sobre o tema com a vivencia propiciada pelo estágio IV realizado na Escola Municipal Nilza de Lima Sales, localizada no Município de Brumadinho/MG.
Palavras-chave: Leitura, leitores, prazer e práticas de leitura.
INTRODUÇÃO
A leitura, sem dúvida tem um papel importante e de grande interferência na sociedade. Vários autores reconhecem que o trabalho com a leitura realizado nas escolas vem sendo considerado um dos entraves da educação.
As notícias do fracasso vivido pela escola na formação de leitores são freqüente no âmbito escolar. Onde os professores destacam que os alunos aprendem a decodificar palavras, se alfabetizam, mas, não se tornam leitores competentes. Autores como Ferreiro (2002), Soares (2002) ainda atribui o fracasso da leitura às práticas de ensino, usadas pelas escolas, que muitas vezes são mecânicas e impostas e não possuem o objetivo de ler por prazer.
Dessa forma, podemos afirmar que é um desafio para a escola formar leitores capazes de ler por prazer.
Vale ressaltar que, neste estudo compreendem-se por “leitores competentes” aqueles que têm a leitura como hábito e que são capazes de ler, entender e criticar o texto lido.
A pesquisa torna-se