A importância da leitura para a produção e interpretação de textos
O presente trabalho caracteriza-se pela reflexão quanto ao ensino da língua e a importância da leitura para a produção de texto oral e escrito no espaço institucional da sala de aula. Entendemos que a prática da produção de textos e, enfim a prática educativa dentro do espaço escolar, não pode persistir na violentação do direito a palavra, na rejeição a linguagem oral e escrita dos alunos.
O educador deve conscientizar o aluno da importância da leitura, da fala e da escrita. O professor tem de ser um INSTIGADOR da educação, ele tem o poder de fascinar e de desiludir o aluno, de bloqueá-lo. A prática da leitura deve começar cedo e deve ser incentivada por nossos educadores. O papel do professor de ensino superior é conscientizar o aluno que independente da disciplina a leitura sempre será necessária. Fazendo com que os alunos tenham prazer na leitura e não ler por obrigação. É preciso fazer da sala de aula, um lugar onde haja um clima de liberdade, criação, espontaneidade e interlocução, tornando a sala de aula um lugar de pessoas iguais, de pessoas em condições de compreender e produzir seus próprios textos. Trabalhar a leitura é fundamental para a produção de texto, os alunos têm dificuldades recorrentes a pouca leitura e cometem erros de concordância, de coerência, coesão e outros. Para fugir desse aspecto o professor deve elaborar aulas dinâmicas, propor projetos instigantes e usar a literatura como instrumento de prazer e aprendizado.
“Professor é aquele que gosta de viver e vive ser um bom professor.”
Paulo Freire
ENSINAR – APRENDER LEITURA DO MUNDO – LEITURA DA PALAVRA
1.1 A IMPORTÂNCIA DA LEITURA
A respeito da leitura assim se posiciona Rachel Wilson da Costa Coelho, Penha Maria Machado Dieguez, Maria do Socorro Brito Machado (Biblioteca & Leitura: Experiência Interdisciplinar com Profissionais da Educação. Pág.02)
A cultura oral e escrita, base para o desenvolvimento e a formação do cidadão, tem como estrutura a