Planejamento estrategico
Estratégias para competir no mercado
Para saber se uma empresa é competitiva, é preciso analisar uma série de indicadores de produtividade e competitividade, como faturamento bruto, relação entre faturamento e número de funcionários e relação entre faturamento e área ocupada. É preciso identificar também, os que mais se aplicam ao seu negócio como ferramentas de análise e avaliação. Alta qualidade, bom serviço, inovação e preço são fatores-chave para o sucesso em um ambiente competitivo.
As empresas devem estabelecer estratégias para se tornarem competitivas. Essas estratégias devem ser definidas a partir da análise de indicadores financeiros, não-financeiros, setoriais e regionais.
O planejamento é fundamental para o sucesso do negócio e pode ser feito por meio do marketing estratégico.
Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores. Tais necessidades e desejos são satisfeitos mediante a compra de produtos e serviços. Essa compra pode ser impulsionada por uma necessidade fisiológica (alimentação, abrigo, frio) ou psicológica (status, segurança, diversão etc.).
Planejando uma estratégia para a empresa:
1ª Etapa: Planejamento
Comecemos a planejar por aqui: onde sua empresa está e onde ela quer chegar? Para tanto, você deve primeiro analisar o seu mercado de atuação, definir seu público-alvo, suas metas e traçar as ações para o alcance dos objetivos.
1.1 SUMÁRIO EXECUTIVO 1 O que é e como fazer
O Sumário Executivo é o resumo do seu Plano de Marketing. Nele devem constar as características principais do seu negócio, incluindo situação presente, objetivos e estratégias a alcançar, principais definições do projeto e esforços necessários.
A ideia geral do seu negócio deve ser clara para orientá-lo quando necessário.
1.2 ANÁLISE DE AMBIENTE
O que é e como fazer
A análise de