Leitura e o sentido do texto
A prática de ensino de leitura nas séries iniciais Atualmente na maioria das nossas escolas, a leitura não está sendo trabalhada com objetivo de formar cidadãos capazes de compreender o uso da leitura como prática de seu dia-a-dia, pois vemos crianças que chegam à quarta série do ensino fundamental sem ler e escrever, a leitura esta sendo ensinada com o único fim: memorizar textos, e responder questões mecanicamente sem darem nenhuma oportunidade para o aluno expressar a sua criatividade.
Logo nas séries iniciais de escolarização começa um processo de conhecimento por parte do aluno, neste momento ele já não é mais um simples ouvinte de contos, passará a construir o sentido. A leitura e a escrita são fundamentais na educação infantil e também para a formação do ser humano na sociedade atual. Ler é o básico para o progresso na aprendizagem, e talvez esse seja um dos maiores desafios nas salas de aula, pois quem conduzira essa fase de descobertas será o professor, usando de práticas que incentive o aluno a ler, trabalhando com diversidade de textos e de combinações entre eles, cada leitura pode trazer uma idéia nova, ampliar o horizonte da criança, ganhando aos poucos intimidade com o objeto livro. Recursos que a escola oferece bem como: salas repletas de cartazes coloridos, livros ilustrados, revistas, histórias infantis, constantes visitas as bibliotecas da escola, que muitas vezes é escolhido um livro de acordo com a idade da criança, esse livro é levado para casa que será lido com os pais, dando a importância e interesse em aprender e gostar da leitura fora da escola, assim o professor por sua vez deve conhecer a realidade do aluno para facilitar a interpretação e conhecimento, criar situações de ensino para que avance no processo de construção da leitura.
Mas para isso o professor do ensino fundamental também tem que ser um conhecedor de histórias infantis, um apaixonado por livros e acima de tudo gostar de ler, mostrando