Leitura e a produção de sentidos
DISCIPLINA DE ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Santo Ângelo
2013
Estrutura do sistema de ensino no Brasil
Essa lei federal foi referida pela carta magna, LDB, regulamentada cujo nº 9394 de dezembro de 1996, entrando em vigor em 1997, com uma visão altamente flexível. A LDB é composta de nove títulos, cinco capítulos e cinco seções com seus noventa e dois artigos, refletindo as condições “reais” do ensino brasileiro.
Desde 1988 a educação sofre muitas transformações devido as mudanças políticas, econômicas e culturais, resultante de conflitos governamentais e não governamentais, gerando alterações de costumes e condutas, havendo assim necessidade de criações de novas leis buscando assim adaptar se a realidade e influenciar no exercício da cidadania.
Conforme a necessidade da sociedade a que se refere a educação, criaram normas educacionais as quais não condizem com a nossa realidade educacional brasileira. A Lei de Diretrizes e Bases Educacionais foi criada para unir a escola com a sociedade criando uma grande parceria entre educadores, alunos pais e a sociedade em geral a LDB foi criada para o grande desenvolvimento educacional aumentando a carga horária de cento e oitenta para duzentas, definindo assim os níveis educacionistas para EDUCAÇAO BÁSICA, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Cada uma destas fases são muito importantes em nossas vidas, em tempos atrás bastava ter o ensino médio que já nos trazia grandes expectativas de crescimento profissional, mas o tempo passou e agora somente o ensino médio não nos dá uma segurança, precisamos nos aperfeiçoar pra competir no mercado de trabalho. No mercado de trabalho quando mais conhecimento mais chances de um futuro profissional promissor, a LDB foi criada pra favorecer alunos, professores e a sociedade que num geral não teve oportunidade de estudar no seu devido tempo, ou por falta de recursos