Paper de teoria hipodérmica e o rádio
Curso: Comunicação Social: Publicidade e Propaganda
Teoria Hipodérmica e o Rádio
A teoria hipodérmica apesar de apresentar características Européias é uma criação americana. Foi elaborada pela Escola Norte- Americana em 1930, o objetivo era compreender as influências da comunicação no comportamento da população e a partir disso gerar estratégias para manipula-los e influência-los a fim de gerar um estimulo posteriormente conduzido a uma resposta.
A teoria hipodérmica esta ligada diretamente ao período de guerras, aconteceu historicamente no cenário das guerras mundiais, a primeira (1914-1918), e a segunda (1939-1945). Nessa época a comunicação de massa era considerada pela população como novidade,ganhando grande espaço e originando desenvolvimento dos meios,despertando forte interesse o que contribuiu para o inicio dos estudos comunicacionais.
Durante o período da segunda guerra mundial, cientistas foram contratados para desenvolver pesquisas referentes ao comportamento humano em relação à mídia, com fundamentos no Behaviorismo, que através de análises psicológicas explicavam a reação do indivíduo ao deparar-se com as informações difusas através dos meios de comunicação de massa,e a partir desses dados podiam encontrar a melhor forma de dominar e atingir o pensamento da população de forma homogênia.
O rádio um meio quente foi um grande aliado da teoria hipodérmica nesse contexto. Foi crucial no momento em que Adolf Hitler utilizou desse meio em seu discurso direcionado para multidões na Alemanha Nazista , usou a fonte como recrutador psicológico e obteve apoio dos cidadãos para realizar seus ideais. Os regimes ditatoriais usados no rádio, dominação social aliada a interesses políticos e econômicos foi um assunto de extrema importância sendo abordado também por autores de ficção.
Nos Estados Unidos, Roosevelt usou o rádio inúmeras vezes para