A Hip Tese Do Agenda Setting
Resumo
A hipótese do agenda setting é um tipo de efeito social da mídia que compreende a seleção, disposição e incidência de notícias sobre os temas que o público falará e discutirá. O presente artigo pretende apresentar uma revisão teórica e uma análise crítica da hipótese do agenda setting, partindo deste conceito e percorrendo caminhos que levam a um breve histórico dos estudos e o funcionamento do processo de agendamento. Com isso, espera-se obter uma compreensão deste conceito assim como de suas características e limitações.
Palavras-chave: agenda setting, mídia, efeitos dos meios de comunicação
Abstract
The agenda setting hypothesis is a kind of social effect of the media that embodies the selection, disposition, and incidence of news about the issues people will discuss and talk about. The present article presents a literature review and a critical analysis of the agenda setting hypothesis, starting with this concept and walking ways that take to a brief historical description of the studies and functioning of the agenda setting process. We hope to comprehend this concept as well as its characteristics and limitations.
Key words: agenda setting, media, effects of communication means
Introdução
O estudo dos efeitos dos meios de comunicação tem importância para a sociedade, uma vez que se compreende como estes meios trabalham na formação da opinião pública. É inegável a influência dos meios de comunicação no cotidiano das pessoas, visto que temos uma infinidade de informações que são disseminadas por estes canais. A pauta das conversas interpessoais é sugerida pelos jornais, televisão, rádio e internet, propiciando aos receptores a hierarquização dos assuntos que devem ser pensados/falados. A realidade social passa a ser representada por um cenário montado a partir dos meios de comunicação de massa.
A corrente de investigação que estuda sobre o quê e como os assuntos devem ser pensados é a hipótese do