Leitura e Produção de Textos
POLO PASSO FUNDO
CURSO: LETRAS
DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Participantes:
- Elisabete dos Santos – RA 6394232222
- Francine D. B. Duraczenski – RA 6377222496
- Janaina Quevedo Brum – RA 6377218974
- Maria Cristina Schmitt Falkembach – RA 6942009219
Atividades Práticas Supervisionadas
Tutor a Distância: Elaine da Silva Borges
Passo Fundo, junho de 2013. O conteúdo da presente ATPS, demonstra as concepções de leitura e algumas estratégias para incentivar a leitura. Trata também da leitura e produção de sentidos, apontando os diferentes tipos de gêneros textuais e de textos com alguns exemplos, e coloca de forma simples as principais mudanças ocorridas após o Novo Acordo Ortográfico.
Leitura na Escola
Os futuros professores, temos o desafio de formar leitores na escola, o que levanta a questão: como fazer com que os alunos adquiram prazer em ler? Como despertar o interesse desses alunos? O futuro profissional deverá organizar-se no sentido de adquirir material, ou seja, recursos, pois quanto mais recursos, mais fácil será trabalhar, por exemplo: materiais pessoais, trabalhos, textos escritos. Outro recurso é a biblioteca de classe, destinada ao ensino da leitura. A leitura é considerada uma atividade reconhecida como um bem natural, mas não é aceita por todos com a mesma proporção. No passado, Batista e Galvão enfatizavam dois tipos de ensinamentos de leitura, a primeira: as enciclopédias que abrangiam conhecimentos de outras disciplinas, o segundo: a leitura em voz alta, ou seja, a famosa leitura que era tomada dos alunos.
Biblioteca de Classe
É uma possibilidade de incentivo à leitura nas aulas de Língua Portuguesa, principalmente para as séries do ensino fundamental. Desde os anos 30 existe a discussão sobre a importância da