LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Vivemos num mundo globalizado, onde o analfabetismo não tem vez, as pessoas têm que saber interagir com outras e isso só é possível para um sujeito que domina a língua e que sabe o significado das palavras, para isso a leitura se torna o caminho principal para esta nova era. E para se ler é preciso conhecer os caminhos da leitura, que são: concepção da leitura, estratégias da leitura, produção de sentidos e definição de gêneros textuais e suas características.
A concepção da leitura é toda uma produção de sentidos, a capacidade de entender um texto escrito. Durante a leitura é preciso raciocinar e inferir de forma contínua, captando significados que não aparecem diretamente no texto. Ler, antes de tudo, é um ato de raciocínio; o leitor une as novas informações com aquelas que já possuem armazenadas na mente e projeta uma nova ideia à escrita. Assim, o leitor construirá o significado em um processo, que pode ser dividido em formulação de hipóteses, para as quais o mesmo fará suposições ou perguntas e continuará lendo em busca de respostas. A verificação das hipóteses realizadas buscará indícios para comprovar a certeza de suas previsões.
A integração da informação e o controle da compreensão verificam se a informação é coerente com as hipóteses antecipadas, assim integrará em seu sistema de conhecimento, para continuar construindo o significado global do texto mediante diferentes estratégias de raciocínio.
Ler é compreender, e são necessários para uma boa compreensão: ter conhecimentos das palavras, raciocínio da leitura, capacidade para focalizar a atenção em proposições explicita do autor, capacidade para identificar a intenção do autor, capacidade para seguir a organização de um trecho e identificar antecedentes que se referem a ele, conhecimentos de recursos literários e capacidade para selecionar o principal pensamento de um trecho.
Nós podemos utilizar as estratégias da leitura, que são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir