Leitura e produção de textos
Universidade Anhanguera
Profa: Adriana Amaral Flores
Alunos:
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
LER E COMPREENDER OS SENTIDOS DOS TEXTOS
MACAÉ
RJ
Universidade Anhanguera - Pólo Macaé/RJ
Leitura e Produção de Textos
Profa. Adriana Amaral Flores
Alunos:
LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO
Por vezes ouvimos o quão é importante ler e escrever. Sabemos também que o homem se torna livre por meio da palavra, seja ela de que forma for. E é através da escola, que crianças e jovens, começam a interagir com o universo das letras, descobrindo um mundo novo e cheio de oportunidades.
Quando lemos ativamos nosso conhecimento, e buscamos antecipar os acontecimentos do texto, baseando-nos em nossa história e vivência, que responderão aos questionamentos feitos durante a leitura.
Concepção de leitura
A concepção de leitura decorre do que concebemos como: sujeito, língua, texto e sentido.
Diante disso temos:
Foco no autor
Segundo Koch (2002): a concepção da língua como representação do pensamento corresponde a do sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e de suas ações.
A leitura é simplesmente uma captação das idéias do autor, não se levando em conta as experiências e vivências dos leitores. O foco é o autor e suas intenções, fazendo com que o leitor exerça um papel de passividade.
Foco no texto
Nesta concepção, cabe ao leitor o simples entendimento dos códigos utilizados e estrutura do texto. É uma leitura que exige do leitor foco no texto, uma vez que “tudo está dito no dito”.
Foco na interação autor-texto-leitor
O sentido do texto é construído na interação entre o texto e o leitor. A leitura é interativa, pois, faz uso do prévio conhecimento do leitor sobre o tema, autor, códigos utilizados e outros conhecimentos pré-existentes.
Estratégias de leitura
Refere-se ao conhecimento prévio que temos do