Genêro textual
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO
O Texto tem relação com sentido, cada pessoa encontra um modo para aprender a leitura. A leitura nos dá oportunidade de conhecer o novo e o inesperado aos nossos olhos.
A leitura exige o foco no texto, ela deve levar em conta as experiências e conhecimentos do leitor. É na leitura que se obtém a compreensão e interpretação do texto.
Ler significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo, significa que certas respostas podem ser encontradas na escrita, significa poder ter acesso a essa escrita, construir uma resposta que integra a parte das novas informações.
Quanto às estratégias de leitura é esperado que o leitor, critique, contradiga ou avalie a informação que se tem diante de si.
A leitura do mundo precede a leitura da palavra. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica, implica a percepção das relações entre o texto e o contexto.
O título de um texto pode chamar a atenção e nos levar a uma produção de sentido, ao ler o título podemos fazer antecipações, podemos levantar hipóteses que no decorrer da leitura poderão ser confirmadas ou rejeitadas.
Nós leitores, criticamos, contrastamos e avaliamos as informações que nos são apresentadas, produzindo sentido para o que lemos. Em outras palavras, agimos estrategicamente, o que nos permite dirigir e auto regular nosso próprio processo de leitura.
Podemos dizer que há textos que lemos porque queremos nos manter informados, e há outros que lemos para realizar trabalhos acadêmicos, e outros que cuja leitura é realizada por prazer. São, pois, os objetivos do leitor que nortearão o modo de leitura, em mais tempo e menos tempo, com mais atenção ou menos atenção.
O texto deve ter um sentido, em uma atividade de leitura temos: lugar social, vivências, relações com o outro, valores da comunidade e conhecimentos textuais.
É importante levar em conta os conhecimentos de mundo, para que haja interação com