Leitura e produção de textos
CURSO PRÉ – UNIVERSITÁRIO GRATUITO Prof.(a): Alba
Diálogos entre a universidade e as comunidades populares – Apoio: MEC/SECAD/UFPB/PRAC 37
1. INTRODUÇÃO
Para a aprovação dos candidatos na prova de Redação da UFPB, espera-se que o mesmo desenvolva capacidades como as de: compreensão textual, expressão e a produção do texto escrito. O candidato deverá, primeiramente, analisar criticamente os textos da coletânea oferecidos na prova de redação e, em seguida, relacioná-los adequadamente à proposta temática.
Os textos da coletânea cumprem dois objetivos: oferecer subsídios temáticos que ajudem ao leitor dos mesmos a produzir o seu próprio texto. Os candidatos devem partir da ideia proposta na coletânea, bem como do seu modelo oferecido. Para avaliar a capacidade de leitura dos candidatos, a banca parte da seguinte definição: ler significa muito mais do que apenas decodificar palavras. Implica, também, identificar e recuperar informações, perceber implícitos, interpretar e, por último, refletir sobre o texto. Segundo muitos especialistas a leitura é resultado de um processo mental complexo e interativo em que o leitor relaciona as ideias contidas no texto de acordo com o seu conhecimento prévio, e, a partir daí desenvolve uma ação reflexiva.
A competência de leitura envolve: recuperação de informação, elaboração de perguntas e respostas, ativação do conhecimento de mundo, uso de inferências e reflexão sobre o conteúdo. O conhecimento prévio é indispensável no ato de ler, por isso que se diz que a leitura é pré-requisito da leitura, ou seja, quanto mais se lê, mais se está apto a fazer novas leituras. Para a produção textual, o candidato elabora previamente algumas perguntas relacionadas ao tema proposto:
1) Informacionais – Quem? O quê?
Onde? Quando?
2) Elaborativas – Como?
3) Avaliativas – Por quê?
Esta última ultrapassa o nível literal com sua interpretação, pois