Eletroterapia na estetica
A eletroterapia vem sendo cada vez mais utilizada nos tratamentos estéticos faciais e corporais, sendo até considerada como fundamental por muitos profissionais da área. Por esse fato, é imprescindível o conhecimento pleno das técnicas e sua correta utilização evitando lesões, assim como sua aplicação.
Esse texto tem como objetivo definir as técnicas, no sentido de elucidá-las sem aprofundar detalhes técnicos sobre as mesmas, nem mesmo detalhes de sua aplicação.
O ideal é que as técnicas apresentadas a seguir devem ser utilizadas por profissionais capacitados, ou seja esteticistas, médicos e fisioterapeutas, entre outros profissionais da área da saúde, que tenham em seu currículo matérias básicas, como anatomia, fisiologia e principalmente eletroterapia.
Corrente Galvânica
É uma corrente do tipo contínua e com sentido unidirecional, ou seja, os elétrons caminham num só sentido do pólo negativo para o positivo. São utilizados dois eletrodos, um positivo (vermelho) outro negativo (preto), havendo necessidade de ambos estarem em contato com o cliente fechando o circuito. Com a corrente galvânica são realizadas as seguintes técnicas faciais:
· Ionização
· Desincruste
· Eletrolifting ou Galvanopuntura
· Eletrólise ou Eletrocoagulação
Proporciona alguns efeitos fisiológicos no organismo, tais como:
· Hiperemia local
· Vasodilatação local
· Elevação da temperatura local
· Elevação do metabolismo
· Otimização da circulação sangüínea
· Analgesia
Ionização
É uma técnica que facilita a penetração das substâncias ativas dos cosméticos através da pele. A química a define como o processo pelo qual um átomo ganha ou perde elétrons transformando-se em íon. Quando ganha torna-se um íon negativo ou ânion e quando perde torna-se positivo ou cátion. A utilização da corrente elétrica "quebra" as moléculas do princípio ativo do produto transformando-as em íons, os quais possuem massa e tamanho menores