Escola lombarda e personalista
Resumo
Com sua obra mais importante, Francisco Villa deu origem à Escola Lombarda ou Administrativa, que trata – se de uma área científica onde a informação que está à serviço do contador não o contador a serviço da informação. É nesta época também, que a profissão de contador foi reconhecida, sendo formada uma faculdade para contadores, onde profissionais da área poderiam ser devidamente qualificados para função.
A Escola Personalista foi criada com o principal objetivo de transformar a conta em pessoa, baseando – se na responsabilidade social, onde o objeto passa a ser a relação entre débito e crédito, entre proprietários e agentes consignatários (aqueles em que eram confiados valores) e/ou correspondentes (aqueles que negociavam com a empresa).
Palavras – chave: * Contabilidade, estudo, informação.
1. INTRODUÇÃO
Este artigo apresenta um estudo sobre Escola Lombarda ou Administrativa e Escola Personalista.
1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO
A primeira trata – se de uma escola em que seu representante Francisco Villa, muda forma de visualização da contabilidade, mostrando que bens e valores são o principal objetivo para acompanhamento e controle do patrimônio.
Já a Escola Personalista definiu que patrimônio é um conjunto de direitos e obrigações, motivando uma importante relação nas organizações e empresas.
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 objetivo geral Estudar as escolas lombarda e personalista.
1.2.2 objetivos específicos
Este estudo tem os seguintes objetivos específicos:
- Demonstrar as principais características das escolas, lombarda e personalista.
- Evidenciar os principais acontecimentos e contribuições relacionadas às escolas, lombarda e personalista.
- Apresentar contribuições para a evolução da contabilidade referente às escolas, lombarda e personalista.
1.3 JUSTIFICATIVA
Acrescentar conhecimento aos estudantes e demais interessados na pesquisa, referente a essas escolas tão marcantes para a Evolução da Contabilidade. 2.