Leitura e produção de texto
ESTUDO - A ESFERA DE AÇÃO DO INIMIGO
I Pedro 5:8: "Sede sóbrios; vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como LEÃO, buscando a quem possa tragar".
Creio que é do conhecimento de todos que o diabo anda rondando a vida dos filhos de Deus, procurando apenas uma oportunidade para tentá-los e fazê-los pecar, ou mesmo destruí-los. O texto de I Pedro 5:8 fala justamente sobre essa verdade, ao afirmar ele ruge "como" leão. Mas ele não é um leão. Por isso não precisamos ter medo, porque o verdadeiro leão está conosco: o Leão da Tribo de Judá (Jesus). Ele é o mais forte. Devemos compreender que o diabo tem um limite. Talvez você se pergunte: Mas qual é esse limite? Tudo bem. Então vou responder a esta pergunta agora: Existe uma coisa em que o diabo se apóia; é na desobediência. Quantas vezes Deus nos diz para não fazermos algo e nós o fazemos. Isso já é uma brecha através da qual estamos dando legalidade para que o nosso inimigo se aproxime e nos ataque. Em Efésios 4:23-31 temos uma lista de coisas nas quais o diabo encontra um ponto de apoio para nos atacar. Vejamos o texto:
PONTOS DE APOIO DO DIABO
4:25 – Deixar a mentira.
4:26 – Não ficar irado.
4:31,32 – Não contender, não ser mesquinho, não ficar mal-humorado, não ficar irritado facilmente.
A partir do versículo 25 de Efésios 4 temos uma lista de coisas que devemos deixar. E, com isso, sair da esfera de ação do diabo.
O DIABO TEM LIMITES
É importante saber que o diabo tem limites. Ele não pode simplesmente chegar e fazer o quer conosco. Afinal de contas, nós não somos um “joão-ninguém”. Pelo contrário, somos filhos do Deus Altissímo. Aleluia! E o nosso Pai está sempre nos protegendo. Temos um exemplo disso no texto abaixo:
Lucas 22:31,32:
“Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo”;
"Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos."
Observamos