LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
CURSO: LETRAS PORTUGUÊS
DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II
PROFESSOR:
ALUNO:
PERÍODO: III
RESOLUÇÃO DA ATIVIDADE IV
INHUMA-PI, 12 de setembro de 2013
Atividade IV
O INTERNETÊS(linguagem da internet) É UMA AMEÇA À LÍNGUA PORTUGUESA
Atualmente com a popularidade da internet na sociedade, sugiram novas escritas entre seus usuários, principalmente jovens e adolescentes. Mas esse jeito de interagir nas redes sociais prejudica a escrita no lado formal das atividades do dia-a-dia, como trabalho escolares, universitários ou meios profissionais, como no jornalismo ou na área de direito entre outros?
A internet é um dos meios mais utilizados para se comunicar, tanto por vídeo conferência como pelo o uso da escrita, e essa é que chama mais a atenção dos educadores, pois os internautas passaram a utilizar palavras com abreviações, linguagens inventadas e sem o uso da acentuação para facilitar na rapidez de escrita, portanto fica o receio de que se expanda essa linguagem para os campos fora da internet, como: documentos, redações, trabalhos acadêmicos etc.
Entretanto, se pensarmos bem e olharmos um pouco para trás, observaremos que sempre houve tipos variados de linguagem, principalmente entre jovens, com o uso de gírias e algumas linguagens como a do “P”, que foi muito utilizado por criança nas décadas de oitenta e noventa, e não ameaçou a língua Portuguesa, portanto a questão vai oscilar de pessoa, sabendo o momento certo que deve ser utilizada essa escrita que é usada nas redes sociais. O certo é que as pessoas que se deixam influenciar pelo o internetês (linguagem da internet) são aqueles que normalmente já demonstrariam uma falta de comprometimento natural em relação ao aprendizado da língua escrita, os mais comprometidos vai saber separar a forma como