Leitura e produção de texto
Professora: Selma História das Ideias Pedagógicas
A Educação no Período Medieval
A sociedade medieval era centralizada em torno do valor religioso e da autoridade da igreja. A Europa nasceu cristã e foi nutrida para colocar a religião no centro de todas as suas manifestações. A escola é um produto da Idade Média ,onde o professor tem a missão de ensinar seus alunos que possuem diversas procedências. Através do período medieval surgiram alguns conteúdos culturais da escola moderna e contemporânea como o latim, o ensino gramatical e retórico da língua, a imagem da filosofia como a lógica e metafisica.
Escolas Paroquiais limitavam-se a formação dos eclesiásticos, onde o ensino era ministrado por um sacerdote encarregado de uma paróquia. Seus estudos eram sobre as escrituras e os salmos.
Escolas Monásticas responsáveis pela formação dos monges, o ensino visava aprender a ler, escrever e conhecer a bíblia, com o tempo a escola monástica enriqueceu e foi incluído o latim, gramática, retórica e a dialética.
Escolas Palatinas foi fundada por Carlos Magno e a partir do ano 787 sete artes foram incluídas e repartidas no trivium e no quadrivium. O trivium abraçava algumas disciplinas como a gramática, a retórica, dialética e mais tarde a filosofia. Já o quadrivium abraçava disciplinas reais como aritmética, geometria, astronomia, música e mais tarde a medicina.
Escolas Catedrais vieram das antigas escolas monásticas e com o passar do tempo tomou a frente das escolas monásticas.
Universidades, chamadas de studium generale. Agregava discípulos e mestres dedicados ao ensino superior como a medicina, teologia e direito. Passou a se chamar universitas ao se fazer referências ao estudo universal com a efervescência cultural da Baixa Idade