leitura e produção de texto
Diante da variedade tecnológica cada vez mais presente na vida cotidiana das pessoas, tem sido menos frequente encontrar leitores habituais. Esse fato é ainda mais comum entre os jovens, uma vez que os videogames e redes sociais ganham maior espaço a cada dia e se tornaram uma atrativa forma de interação.
Outro aspecto relevante sobre esse tema é a velocidade da informação, a sociedade atual vive em um mundo onde as informações são transmitidas de maneira instantânea, assim o um livro não tem conseguido competir igualmente com tantas formas mais rápidas de obter informação.
Além disso, vive-se hoje uma desvalorização dos livros, antigamente havia maior estimulo ao uso de livros extensos, grandes e pesados, aqueles indivíduos que tinham esse hábito eram vistos como cultos, mas hoje a realidade é diferente.
Diariamente surgem tecnologias e aparelhos cada vez mais inovadores e atraentes, as pessoas buscam a todo o momento novidades e agilidade para sua vida. Nessa realidade tem sido incomum encontrar pessoas que se digam leitores frequentes. Há espaço para muitos aparelhos celulares, notebooks e tablets, mas é difícil lembrar o último livro lido.
Atualmente, a sociedade está sempre conectada, nesse universo as informações são transmitidas com uma velocidade impressionante, por exemplo, um fato ocorrido no Oriente Médio vira notícia e rapidamente todo o planeta será informado. Desse modo, a leitura de um livro no qual o leitor deverá percorrer pacientemente muitas paginas até chegar ao fim e descobrir o desfecho, parece não ser muito atrativa. O livro visto como um elemento de descobertas e aventuras imaginárias está cada vez mais abandonado, há anos atrás ele era tido como companheiro de pessoas cultas, porém tem perdido espaço para outras mídias.
Diante disso a melhor forma de retomar a prática da leitura e o uso de livros seria o incentivo a esses hábitos desde a infância