TRICURÍASE: Trichuris trichiura
TRICURÍASE: Trichuris trichiura
Porto Velho – RO
2013
TRICURÍASE: Trichuris trichiura
Trabalho apresentado na Disciplina de Parasitologia do Curso de Biomedicina.
Docente (a):
Douglas Miranda
Porto Velho – RO
2013
INTRODUÇÃO
Entre os nematódeos pertencentes a ordem Trichurida, três gêneros apresentam grande importância médica e veterinária: Trichuris. Trichinella e Caoillaria. Estes nematódeos, como outra; ordens da classe Âdenophorea (=Aphasmida, =Enoplea), não apresentam órgãos sensoriais denominados fasmídes, além da ausência de canais laterais do sistema excretor. Na superficie ventral da região esofagiana de Trichurida pode-se observar uma série de glândulas unicelulares com pequenos poros denominada camada bacilar, que, provavelmente, estão relacionadas com a regulação osmótica destes vermes. Nos representantes da ordem Trichurida, a abertura bucal, localizada na extremidade anterior do parasito, é desprovida de lábios e a cápsula bucal é muito reduzida ou ausente. O esôfageo constitui um tubo delgado, com musculatura pouco desenvolvida, e na porção posterior é marginado por uma coluna de células glandulares denominadas esticócitos.
O Trichuris trichiura é também conhecido como tricocéfalo, causa a tricuríase, tricurose ou tricocefalose. Atualmente estimasse que haja cerca de 1 bilhão de pessoas infectadas, sua prevalência são regiões quente e úmidas. Na antiguidade era relatada em múmias, sendo o homem o seu principal hospedeiro, porém há, também, relatos em porcos e macacos.
CLASSIFICAÇÃO
Filo: Aschelminthes
Classe: Nematoda
Família: Tricuridae
Gênero: Trichuris
Espécie: Trichuris trichiura
HABITAT
Esta presente no ceco, algumas vezes no colon, no apêndice ou nas últimas porções do íleo. Ficam com a porção anterior mergulhada