LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
DISCIPLINA : LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
PROFESSORA Drª: NARA SGARBI
ACADÊMICO: HÉLIA BORGES DE SOUSA RGM: 053.9148
POLO: PORTO VELHO - RO
Atividade 3
Tomando como ponto de partida a aula número 3, ainda, o texto que está em arquivo , intitulado : “ O preconceito linguístico” ,elabore um texto reflexivo, sem uso da primeira pessoa do singular , e que não ultrapasse as 12 linhas ,que trate sobre a importância do professor , o qual trabalha com alfabetização , em compreender a linguagem enquanto instrumento maior de interação da criança com o mundo ,tendo claro, enquanto educador, a forma como deve ser abordada a linguagem no contexto educacional: escola.
A charge que segue é para você divertir-se com o Chico:
Agora faça seu texto!
A língua sofre variantes regionais ou sociais. É no período escolar que a maioria das crianças toma contato com outras culturas e outros grupos sociais. O professor em sala de aula deve reconhecer a diversidade da cultura brasileira para que o mesmo possa romper o preconceito na prática escolar.
A figura do professor e do livro didático é respeito em sala de aula e a escola deve ser vista como o local de debate, um pequeno esforço para diminuir com o preconceito. Se a escola for vista como um local debate, ela vai fazer com que o aluno exercite o espirito da crítica e a capacidade de raciocínio para que o mesmo entenda as variedades de linguística diminuindo assim, o preconceito.
O papel da escola é fazer com que o aluno tenha acesso ao português oral e escrito, já, o PCN (parâmetros curriculares nacionais) reconhece que a existência da variedade linguística deve ser respeitada, pois não há o jeito certou errado de falar.
Referência:
O preconceito linguístico. Disponível em: http://www.unigran.br/ead/plataforma/. Material de aula – arquivo. Acesso em 22 ago. 2013.