Leitura e produção de texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
INTRODUÇÃO
Gênero é tudo aquilo que estrutura um texto, para falar utilizamos sempre o gênero do discurso, geralmente usamos uma forma padrão, onde possui uma riqueza na estruturação de um todo que engloba prática, escrita, e teoria.
O texto argumentativo tem como objetivo interferir ou transformar o ponto de vista do leitor relativamente ao mundo em que o rodeia, esse ponto de vista assenta num conjunto de normas ou valores e consistem em apresentar razões, ferramentas para defender uma tese.
Os gêneros são infinitos, vários gêneros textuais circulam por ai, as situações que definem qual utilizar no momento adequado, outros gêneros podem surgir. Podemos citar alguns tipos: crônicas, contos, carta pessoal, piadas, anúncios, poemas, romances, carta de leitor, notícias, biografias, requerimentos, editoriais, palestras, receitas, conversas telefônicas, e-mails.
DEFINIÇÃO DE GÊNERO TEXTUAL E ELMENTOS QUE CARACTERIZAM UM GÊNERO
Existem diferentes concepções de leitura. Estas se baseiam na visão de sujeito (foco no autor), de língua (foco no texto), de texto e de sentido (foco na interação autor texto leitor).
No foco no autor, o autor é o sujeito que constrói uma representação mental e o interlocutor deve tão somente captar suas ideias, tal como ele as quis transmitir. Já o foco no texto, o texto é visto como um simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor. No foco na interação autor texto leitor, a leitura é uma atividade interativa, dialógica, onde a produção de sentidos se dá a partir do conhecimento dos elementos linguísticos presentes no texto, das experiências e conhecimento do interlocutor.
Considerando o leitor como construtor de sentido, utilizam-se as seguintes estratégias de leitura: seleção, antecipação e hipótese, inferência e verificação. A seleção é feita de