Gestão Pública
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho será base para a conclusão do trabalho final do curso de técnico em administração pública, que se pauta nas leituras feitas sobre a realidade da Administração Pública no que diz respeito à Gestão de Pessoas, que por sua vez, traduz os cuidados que devem ser comuns ao cotidiano de uma instituição pública para o estabelecimento de serviços qualitativos prestados por servidores competentes. A Gestão de Pessoas, em suas mais diversas acepções, está relacionada às funções que devem ser realizadas por profissionais capazes de desempenhar estas funções de modo eficiente.
O ser humano, por sua admirável capacidade de empreender novas descobertas e transmitir conhecimentos a seus semelhantes, diferencia-se de todas as demais espécies conhecidas. Essa capacidade de produzir e dominar o conhecimento é responsável não só pela preservação da espécie humana, como também pela sua evolução, melhorando gradualmente sua qualidade de vida e bem-estar.
É perceptível, no entanto, em algumas instituições de ordem pública, a necessidade de qualificação profissional dos servidores, tendo em vista algumas deficiências no atendimento, deficiências que, muitas vezes, surgem pelo comodismo que alguns funcionários de órgãos públicos apresentam pelo fato de serem efetivados no cargo que ocupam sendo protegidos, assim, pela legislação que efetiva o funcionário, mas não fiscaliza ou avalia o desempenho desses profissionais após realização do estágio probatório.
A realização desse trabalho apresentará conceitos pertinentes ao estudo teórico em que se fundamenta a pesquisa realizada, através da construção de questionamentos, que serviram para redirecionar a estrutura organizacional das instituições públicas, além de buscar as possíveis soluções para as problemáticas que impedem que haja a implementação de um Sistema de Gestão de