LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
CURSO: PEDAGOGIA
DOCENTE: HALINE MOTA
DISCENTES: ROSANE OLIVEIRA, LEONEIDE DOS SANTOS, SONIA NAYRA E ANA PAULA ARAÚJO
DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Diversidade Linguística da região Norte do Brasil
Barra do Corda
2013
1 INTRODUÇÃO
A região Norte é constituída pelos estados Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Tocantins e Pará. Possui um imenso território, mais é uma das regiões menos populosas. Muito se tem discutido recentemente, acerca de regiões. Quais as diversidades linguísticas, as influências culturais, como são constituídas as manifestações artísticas e o modo de falar das regiões e suas gírias.
Buscaremos então conhecer mais sobre essa nação chamada Brasil.
2 DESENVOLVIMENTO
Em consequência disso ver-se-á todo instante que a região Norte é uma região influenciada pela cultura e a linguagem coloquial, contando com a Amazônia que é berço das origem históricas do nosso país.
A diversidade linguística se faz presente principalmente nas regiões com dificuldades de estudo, surgindo assim gírias, e linguagens ligadas ao interior do Norte. Como a economia é baseada no extrativismo vegetal a sobrevivências dessas pessoas está ligada diretamente no serviço concentrando assim um maior índice de evasão escolar e aumento do analfabetismo levando a região a ter uma diversidade linguística.
A cultura recebe ainda a influência dos povos indígenas que ali subsidiem e dos maranhenses, cearenses e gaúchos.
A maneira como falamos é influenciada pelo lugar em que nos encontramos, pelas pessoas com quem nos comunicamos e pelo grupo social que frequentamos, surgindo assim as gírias muito usadas atualmente, como por exemplo: Assanhado que quer dizer cabelo desarrumado, mangar que significa rir de alguém. Essas culturas e linguísticas é que formam cidadãos que priorizam a comunicação como um meio social, não