Leitura e produção de texto
Introdução
Na sociedade em que vivemos, onde os textos estão por toda parte, entender o que se está lendo é de suma importância pessoal e social. A importância da leitura em nossa vida, a necessidade de se cultivar o hábito de ler, são assuntos discutidos com muita frequência, e não podemos esquecer que a escola tem um papel importantíssimo na formação de leitores competentes. Nesse trabalho iremos tratar sobre a leitura, sua concepção, estratégias para uma boa leitura, produção de sentidos, gêneros textuais, tipos de texto, elementos de coesão, tipos de texto e ainda sobre a reforma ortográfica.
Concepção de Leitura
Ler é construir significados, ou seja, a leitura é uma maneira de compreender a linguagem escrita, sendo o leitor, um sujeito ativo que interage com o texto. Com o objetivo de compreender melhor essa atividade e sua importância, vamos abordar alguns tipos de leitura: * Foco no autor: o foco de atenção é o autor e suas intenções, e o sentido está centrado no autor, bastando ao leitor captar essas intenções. * Foco no texto: o texto é visto como um produto a ser interpretado pelo leitor, dessa forma a leitura torna-se uma atividade que exige o foco total do leitor no texto, cabe ao mesmo reconhecer o sentido das palavras e a estrutura do texto. * Foco na interação autor-texto-leitor: os sujeitos são vistos com atores, elementos ativos em que dialogicamente se constroem e são construídos no texto. No texto pode haver uma variedade de tipos, somente apontado quando tem um plano de fundo, o contexto sociocognitivo dos participantes da interação.
Estratégias de leitura
É necessário mostrar aos alunos como certas estratégias funcionam, para que servem e quando devem ser usadas. O professor, como modelo de leitor, pode demonstrar como por exemplo, ler em voz alta pode facilitar a compreensão textual, pois muitas vezes a primeira dificuldade enfrentada pelo leitor é interpretar com clareza o que se está lendo. É importante