Pneumonia bacteriana
O que é
A pneumonia bacteriana é uma doença respiratória que representa quase metade dos casos de pneumonia no Brasil. Ela manifesta-se repentinamente com o surgimento de seus sintomas e deve ser tratada o quanto antes.
Em geral, os pacientes com pneumonia bacteriana apresentam uma outra doença subjacente, que comprometem as suas defesas facilitando para a bactéria que irá atacar o pulmão.
Sintomas da Pneumonia Bacteriana
Os principais sintomas de pessoas infectadas com pneumonia são: dispnéia de repouso (dificuldade em respirar, mesmo estando parado), dores no peito e nas costas, febre alta, tosse com secreção muco purulenta), e também desanimo e fraqueza.
Transmissão da pneumonia bacteriana
A pneumonia bacteriana surge devido a uma contaminação com a bactéria por vias aéreas ou orais, que quando entra nos pulmões e se o sistema imunológico não está suficientemente forte, provoca uma infecção ou uma inflamação nos pulmões.
Diagnóstico da Pneumonia Bacteriana
Para o diagnóstico da doença basta ouvir a história do indivíduo, realizar um exame de sangue e um raio-x ou tomografia computadorizada do tórax e a análise do catarro.
Tratamento para Pneumonia Bacteriana
É feito o uso de antibióticos para eliminar as bactérias do seu organismo (não serve pra pneumonias virais porque o antibiótico é feito pra atuar sobre o mecanismo de metabolismo das bactérias, que é diferente dos vírus), e também, de medicamentos sintomáticos, para acabar com os sintomas da doença no seu corpo, como antitérmico analgésico e nebulização (essa pra melhorar a respiração). O tratamento ainda consiste em ingerir bastante líquido, o que é bom pra expectoração. É indicado também sessões de fisioterapia respiratória.
Prevenção da Pneumonia bacteriana
A prevenção da pneumonia bacteriana é feita com o afastamento dos indivíduos contaminados, com o tratamento adequado de outras doenças e a vacina da gripe pode ser