Contabilidade
Tópico 1 –
-O Balanço Patrimonial possui uma estrutura preestabelecida.
-Vimos que as contas do Ativo são organizadas de acordo com o seu grau de liquidez, formando dois grandes grupos: o Ativo Circulante e o Ativo Não Circulante. Por outro lado , as contas do Passivo são organizadas pelo grau de exigibilidade e são compostas pelo Passivo Circulante, Passivo Não Circulante e Patrimônio Liquido.
-Entendemos também que o curto prazo, em contabilidade, normalmente é o período até 12 meses após o encerramento do balanço, e longo prazo é o tempo acima de 12 meses.
-Quanto às contas, vimos que para boa ordenação e sistematização qualitativa e quantitativa do patrimônio é necessário ordená-las em plano de contas.
Tópico 2 –
-As contas são movimentadas, individualmente, registrando-se os aumentos e diminuições de acordo com uma regra estabelecida especificamente para as contas do Ativo, Passivo e Patrimônio Liquido.
-Contas do Ativo: Débito: Aumentos (+)/Crédito: Diminuições (-)
-Contas do Passivo: Débito: Diminuições (-)/Crédito: Aumentos (+)
-Contas do Patrimônio Liquido: Débito: Diminuições (-)/Crédito: Aumentos (+)
-Toda a conta, além dos movimentos de aumentos e diminuições, apresenta no final um saldo que pode ser devedor ou credor. É saldo devedor quando o movimento a débito é maior que o movimento a crédito, e o saldo credor quando o movimento a crédito for superior ao movimento a débito.
Tópico 3 –
-Na contabilidade, além das contas patrimoniais, fazem parte também as contas que provocam variações no patrimônio. São as contas de resultado (contas de Receitas e Despesas).
-As contas de resultados são as que fazem parte de uma demonstração contábil chamada de Demonstração do Resultado do Exercício, que mostra se a empresa obteve lucro ou prejuízo em um determinado período de atividades.
Tópico 4 –
-Atos e Fatos Administrativos. Enquanto os Atos Administrativos não provocam alterações momentâneas no Patrimônio, os Fatos