Leitura e produção de texto
A concepção de leitura é muito importante o conhecimento de um panorama acerca do processo pelo qual passou o conceito de leitura desde o início dos estudos que o abarcam. Uma análise que privilegie o percurso histórico dos estudos sobre o tema pode oferecer ao pesquisador uma visão de como esse fenômeno foi compreendido em variados momentos e, por meio dessas compreensões, é possível mostrar também como o homem se via em relação ao texto e como ele acreditava que o processo de leitura acontecia.
Ler significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo, significa que certas respostas podem ser encontradas na escrita, significa construir uma resposta que integra parte das novas informações ao que já se é.
Na leitura, o sentido é construção de responsabilidade tanto do texto, que oferece as dicas e as pistas para que o leitor o interprete, quanto do leitor, que aborda o texto no uso de suas bagagens sócio-historicamente constituídas que o permitem ler o texto.
Diante deste contexto, o leitor une as novas informações com aquelas que já possuem armazenadas na mente, e projeta uma nova ideia à escrita. Quando o leitor se propõe a ler um texto, uma série de elementos contextuais ativa alguns de seus esquemas de conhecimento e o leva a antecipar aspectos do conteúdo.
A linguagem é expressa de diferentes maneiras, podendo ela ser verbal, ou não verbal , á linguagem dos surdos ; o Código Morse, mensagens transmitidas por meio e intervalos de som, ou luz , podendo ser captadas por diversos aparelhos, como, o radiotelégrafo e o telégrafo; sinais visuais ; dança, música e a língua.É possível dizer que se exercita a leitura a todo momento,quando estamos assistindo a uma novela ou a um jornal;quando vemos um filme, vamos a uma exposição de arte, quando observamos o mundo a nossa volta.
Estratégias de Leitura
Quando se fala em estratégia de leitura, estamos buscando a leitura que vai muito além do livro: a Leitura da imagem. Nesse sentido temos alguns