Leitura e produção de texto
Etapa 1
Concepção de leitura
As concepções de leitura variam conforme a visão do sujeito, de língua de texto e de sentido.
Foco no autor- O texto é resultado de sua representação mental. Cabe ao leitor "captar" o que o autor tenta nos informar.
Foco no texto- Cabe ao leitor identificar, reconhecer, decodificar os sentidos expressos no texto.
Interação entre autor-texto-leitor- há uma conpção interacional(dialógica) da língua.
Para que haja produção de sentido, deve-se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor, os conhecimentos construídos socialmente.
Estratégias de leitura
Do leitor se espera, críticas, avaliação da informação que tem diante de si, espera que desfrute ou que contradiz, pois que dê sentido e significado no que lê.
Recorremos a uma série de estratégias no trabalho de construção de sentido.
Nossa atividade de leitores ativos em interação com o autor e o texto começa com antecipações e hipóteses elaboradas com base em nossos conhecimentos.
Quando deparamos com o título do texto, fazemos antecipações e levantamos hipóteses que ao decorrer da leitura , vai se confirmando ou não.
Leitura e produção de sentido
Destacamos a concepção da leitura como uma atividade baseada na interação autor-texto-leitor. Por outro lado, nesse processo, necessário se faz considerar a maturialidade linguística do texto, elemento sobre o qual e a partir do qual se constitui a interação, por outro lado,é preciso também levar em conta os conhecimentos do leitor, condição que é fundamental para estabelecer a interação com maior ou menor intensidade, durabilidade e qualidade.
Etapa 2
Leitura na escola:livro, biblioteca, biblioteca de classe.
Ler aprender a ler ou ainda, formar leitores, não tiveram ao longo da história- e da história da educação escolar.
O ensino pode ser descrito como um apoio do professor, no livro, na memorização, num excessivo verbalismo e a prática mais usual e legítima no que diz