LEITURA E PRODUCAO DE TEXTO
NOME DO ALUNO: Suelene Pereira
NOME DO ALUNO: Letícia Martins
NOME DO ALUNO: Priscilla da Silva Brito
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Leitura e Produção de Textos”, sob orientação do Professor-Tutor à distância Márcia Angi.
POLO UNIEDUCAÇÃO 7165
GOIÂNIA 2013
Introdução O objetivo deste trabalho e investigar essa aérea da leitura. Busca-se descrever, do ponto de vista do leitor, a evolução de diversos aspectos do processo incluindo o conceito básico, as estratégias e os objetivos da compreensão de leitura. Neste trabalho iremos pesquisar sobre os “Gêneros Textuais”, e suas características, os elementos de coesão ou mecanismos de coesão e os tipos de textos encontrados. Temos também como proposta conhecer a nova mudança ortográfica da língua portuguesa, onde temos a oportunidade de entendê-la para assim ser utilizada no dia a dia.
GÊNEROS TEXTUAIS
Os gêneros textuais variam desde um simples diálogo até uma tese cientifica e por serem frutos de uma sociedade, são carregadas de elementos que caracterizam o contexto em que são empregados. Gêneros textuais são fenômenos históricos profundamente vinculados à vida cultural e social. São realizações lingüísticas concretas definidas por propriedades sócio-comunicativas. Vejamos alguns exemplos de gêneros textuais: dialogo face a face, bilhete, carta (pessoal, comercial, e vários outros), receita culinária, artigo noticia entrevista e vários outros. Mas não podemos esquecer com a cultura eletrônica, novos gêneros textuais e novas formas de comunicação surgiram como bate-papo online (MSN), blog, twiter, Orkut, facebook, mensagens sms de celulares. Ao pesquisamos em revistas de grande circulação encontramos uma variedade de exemplos, que podemos citar alguns: como a noticia que e uma narrativa imparcial por