Leitura e os sentidos do texto
PEDAGOGIA
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO
DR. LUIZ ROBERTO WAGNER
GOIÂNIA,15/06/2012
A leitura e sua importância
A leitura é uma experiência cotidiana e pessoal representativa para cada pessoa, a leitura de cada um é incapaz de ser a do outro. Por meio dela consegue-se o domínio da palavra.
Existem estratégias para facilitar a compreensão de um texto, pois algumas pessoas encontram dificuldades em ler.
Para ajudar a despertar o interesse na leitura pode-se optar por assuntos que goste, fazer leitura em voz alta, fazer reproduções mentais acerca dos fatos lidos,e identificar pontos principais no texto.
Os professores são eficientes instrumentos para semear o prazer através de historias e estratégias usadas desde o processo de alfabetização.
Para haver comunicações e expressões utiliza-se recursos de linguagens que são palavras, sinais visuais, gestos, símbolos que ajudam a identificar que o emissor é aquele que fala, escreve e passa informações; a mensagem que é a conversa, o código e o texto; e o receptor que é aquele que ouve, lê e recebe informações.
Existem três concepções de leitura: foco no autor, foco no texto e foco na interação autor-texto-leitor.
O foco no autor, o texto é exclusivo para passar a idéia do autor, o sujeito é individual e dono de suas vontades e ações. O foco no texto, o sujeito é sujeitado, pois é passivo e sem consciência. O foco na interação autor-texto-leitor, é uma leitura ativa, critica contextualizada, o sujeito é ativo.
A responsabilidade pela interpretação do texto é do leitor, sendo assim o texto não é um código e sim uma acepção de sentidos.
É preciso ter conhecimento do que vai ler, dar um sentido ao texto lido e não somente ler por ler. Um texto pode ter vários sentidos e interpretados de várias formas a partir do conhecimento de mundo que o leitor tem e a interação de autor, texto, leitor.
A compreensão da leitura depende da relação entre