Leitura e os Sentidos do Texto
- Concepção de Leitura. Atualmente estamos sempre ouvindo falar ou até mesmo falarmos do quanto é importante a leitura em nossas vidas. Porém este hábito muitas vezes é deixado de lado e ignorado por muitos que consideram perca de tempo. Cabe a nós educadores intervir neste processo, tornando-o não uma obrigação, mas sim uma diversão. Para isso precisamos saber algumas questões como: O que é ler ? Para que ler ? Como ler ? Para estas respostas temos algumas concepções do sujeito, de língua, de texto e de produção de sentidos.
- Língua como estrutura ou como código. Nesta concepção, o texto é visto como simples, o produto de codificação e decodificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor, ouvinte, bastante a este, para tanto, o conhecimento do código utilizado. Os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais, sujeitos ativos que constroem e são construídos no texto. A leitura é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor; e exige do leitor bem mais do que o conhecimento do código linguístico, uma vez que o texto não é simples o produto de codificação de um emissor a ser decodificado por um receptor passivo.
- Estratégia de leitura. Estratégia de leituras são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação, procedimento ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura. São planos flexíveis que variam de acordo com o texto a ser lido e a abordagem elaborada previamente pelo leitor pata facilitar a sua leitura, a sua compreensão. As pesquisas realizadas têm sugerido como auxiliares no processo de compreensão, a saber: predicação, pensar em voz alta, estrutura do texto, resumo e questionamento. Tem sido demonstrado melhora na compreensão dos alunos quando eles mesmos se dedicam a leitura e também quando os professores usam rotineiramente esta mesma estratégia durante suas aulas.
-