leitura e interpretação de texto
Podemos constatar que no Brasil há uma grande falha no "sistema" de educação, pois vivemos num mundo globalizado, onde mudanças acontecem constantemente inclusive avanços tecnológicos, com isso é necessário que a escola repense a maneira de ensinar, pois o aprendizado e a sabedoria do ser humano se torna essencial no meio onde ele vive.
O sistema educacional deve primeiramente formar cidadãos e capacitá-los para lidar com tais mudanças globais.
Para tentar resolver os problemas do sistema educacional no Brasil são avaliadas as competências e habilidades do aluno através do ENEM, ENADE, PISA e SARESP. Ainda assim o país não dispõe de um sistema de ensino eficiente.
Segundo o art.21 da lei de diretrizes e bases da educação nacional (lei nº 9.394196) a educação escolar compõe-se de;
I. EDUCACÃO BÀSICA, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
II. EDUCACÃO SUPERIOR.
A finalidade da educação básica é desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela, ou seja, existem particularidades em cada instituição de ensino.
Assim podemos dizer q o Brasil não possui um sistema único de ensino. È muito importante afirmar que a educação brasileira possui regras e metodologias de ensino á ser cumpridas, como a carga horária, por exemplo, mas o calendário escolar deve adequar-se as peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino.
.Educação superior (tem por finalidade; A. Estimular a criação cultural e o