Leitura e escrita
Investigar o experiência da cça com a leitura e com a escrita anteriormente à escola (propiciado por familiares e outros...) e os reflexos desta experiência no desenvolvimento linguístico do aluno dentro da sala de aula. Correlação Pública com particular. Nesta entrevista : Perguntar como ....
Eliz Tereza Paulino de Camargo
7º Período do Curso de Pedagogia
2 TEMA
Valorização da escrita nos anos iniciais da educação infantil.
3 TITULO
A escrita como ingresso cultural ou como algo natural.
4 JUSTIFICATIVA:
Muitas vezes, pensamos somente na escrita alfabética e esquecemos que existem outros tipos de escritas e estas muitas vezes são desvalorizadas, a escrita não deve ser vista somente como um sistema de traços e sinais , ela passa a ter relação com som da fala. Deve ser uma atividade permanente e de suma importância na educação infantil, pois por meio de desenhos a criança pode se expressar seus sentimentos e sua visão do mundo. Desde cedo devemos perguntar a criança o que representa sua escrita , não podemos olhar com os olhos de adultos somente, e pensar que aquilo tudo é um monte de rabiscos, pois mesmo disforme, as primeiras garatujas tem significação.
5. PROBLEMATIZAÇÃO
Como respeitar na criança a sua legitimidade de aprender, de acordo com seu Grau de maturidade, diante do que Emilia Ferreiro e Ana Teberoski relatam como níves de escrita?
6 OBJETIVO
Pesquisar como se dá o processo de significação da escrita pela criança nos anos iniciais da educação infantil.
7 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender como se desenvolve o processo de escrita;( muito ampla)
- Assistir como se dá o processo de escrita neste nível;
- Relacionar-se com as crianças para tentar entender como fazem a leitura das coisas que as cercam;
- Coletar dados para pesquisa.
8. METODOLOGIA
De acordo